Comentário ao Evangelho – Terça-feira da 1ª Semana da Quaresma – 28.02.2023

Terça-feira da 1ª Semana da Quaresma

Is 55,10-11

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

Deus afirma que sua Palavra é eficaz. Precisamos, porém, entender que tipo de eficácia se trata. Não é a eficácia mágica e mecânica que desrespeita e viola a liberdade humana. É uma eficácia a modo de fecundidade! É por isso que o profeta Isaías usa a imagem da chuva e da neve. A Palavra de Deus é como a chuva! Como chuva ela é uma bênção primária que ativa a fecundidade da terra, que fecunda e gera a vida.

Também o ritmo da Palavra é o da fecundidade: a chuva desencadeia o movimento de um ciclo que consiste em produzir o alimento para o presente e garantir as sementes para o futuro. Contemplar a vitalidade dos ciclos da natureza aliado ao trabalho do agricultor nos ajudam a entrar no mistério da Palavra que é dom de Vida que ativa a vida e garante a vida.

A Palavra de Deus é o plano salvador de Deus e os seus desígnios. Os desígnios salvíficos de Deus se revelaram e se realizaram na sua plenitude em Cristo, Palavra encarnada. A eucaristia é a Palavra de Deus, é Cristo descido dos céus, Palavra saída de Deus e oferecida em sacrifício e alimento para nós que temos fome e sede de justiça, de verdade e de amor, do Reino e de Deus. Ela retorna ao Pai, e nos leva com Ele para que estejamos sempre com Ele e o Pai e o Espírito Santo.

Maravilhosa eficácia da Palavra de Deus. Maravilhosa eficácia de fecundidade e de vida!

Cf 2023: As piores crises alimentares são provocadas mais pela irresponsabilidade política nacional e internacional do que por causas naturais. O problema da insegurança alimentar precisa ser enfrentado eliminando as causas estruturais que o provocam e promovendo o desenvolvimento agrícola dos países mais pobres por meio de investimentos em infraestruturas rurais, sistemas de irrigação, transportes, organização dos mercados, formação e difusão de técnicas agrícolas apropriada. Tudo isso deve ser realizado, envolvendo as comunidades locais nas opções e nas decisões relativas ao uso da terra cultivável.

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

Compartilhe: