Terça-feira 31ª Semana TC
Rm 12,5-16a
Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:
Paulo exorta a comunidade cristã de Roma a ter uma vida que seja um culto espiritual a Deus. Não somente as orações e a liturgia devem ser culto a Deus, também o comportamento e a vida dos cristão deve ser culto agradável a Deus. Nesse sentido, Paulo explica que todos os dons carismáticos devem ser destinados para o bem da comunidade. Cada um deve estar convicto do caráter social dos carismas recebidos de Deus. Eles devem ser postos para o bem de toda a comunidade cristã sem inveja e concorrência.
Os carismas são sete: a profecia, o serviço, o dom de ensinar, de exortar, de distribuir donativos, de presidir a comunidade, de realizar obras de misericórdia. É surpreendente constatar que os carismas não são dons miraculosos e extraordinários, mas se referem a vida cotidiana da comunidade cristã feita de pregação da palavra, de serviço, de exortação, de donativos, de liderança e de obras de misericórdia.
Todos os dons carismáticos têm seu fundamento na caridade que deve ser sem fingimento e hipocrisia, que deve incluir a todos, inclusive os inimigos. Por isso, os cristãos devem abençoar perseguidores, se solidarizar com os sofredores, participar com simplicidade da alegria dos outros, manter boas relações pessoais com todos e se portarem de modo humilde e sem arrogância.
Por Dom Julio Endi Akamine SAC
Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais