Comentário ao Evangelho – Terça-feira 31/05/2022

Festa da Visitação de Nossa Senhora

Lc 1,39-56

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

Uma das cenas mais singelas e delicadas do Evangelho é a visita de Nossa Senhora a sua prima Isabel. Maria tem pressa: tem pressa de levar Jesus, tem pressa de servir, tem pressa nas coisas de Deus. Maria, grávida de Jesus, visita Isabel, grávida de João Batista. As duas mulheres se encontram e glorificam a Deus pelo mistério de que são portadoras. Maria é a serva que carrega em seu ventre o Servo de Deus. Maria é a Arca da Aliança que transporta a salvação há séculos esperada. Maria, levando Jesus a Isabel e a João Batista, é a primeira evangelizadora.

A acolhida de Isabel, que reconhece o mistério que se realiza em Maria, exalta a felicidade da fé. Seis meses antes, Isabel tinha recebido seu marido mudo porque não tinha acreditado no anúncio do anjo. Ao ouvir a saudação de Maria, Isabel, movida pelo Espírito Santo, proclama-a bem-aventurada porque obedeceu na fé. Maria traz a luz da fé novamente para a casa de Isabel e de Zacarias.

Ó Maria da Visitação, logo depois que o anjo te anunciou que serias a “Mãe do Senhor”, te dirigiste apressadamente à casa de Zacarias e de Isabel. Foste para a “região montanhosa”; subiste colinas e montes; atravessaste vales com seus passos rápidos e decididos. Em ti e por meio de ti, Jesus se tornou itinerante antes mesmo de nascer. Em ti e por ti, Jesus colocou em prática o que Ele próprio ensinaria aos discípulos: “não levei bolsa, nem duas túnicas, não saudei ninguém pelo caminho; em qualquer casa que entrardes dizei: ‘a paz esteja nesta casa’”. Como correste, ó Maria! Desejo também te acompanhar para levar Jesus aos outros. “Como são belos os pés de quem anuncia a paz”. Prometo me esforçar em seguir teus pés velozes. Peço que tenhas paciência comigo se me atraso por causa de meus pecados. Olha com benevolência quem te admira e te ama.

 

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

 

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Siga nossas Redes Sociais:

CONTATO

Av. Dr. Eugênio Salerno, 100
Vila Santa Terezinha, Sorocaba – SP
CEP: 18035-430
Telefone: (15) 3221-6880