Comentário ao Evangelho – Terça-feira 30/08/2022

3ª feira da 22ª semana TC

1Cor 2,10b-16

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

O Apóstolo Paulo, depois de contrapor a sabedoria humana e a sabedoria divina, contrapõe o homem psíquico e o homem espiritual.

O homem psíquico é aquele que usa somente as faculdades naturais de conhecimento e de inteligência. Ele não supera o nível das capacidades naturais, por siso ele não consegue entender nem aceitar o que é próprio do Espirito de Deus. O homem psíquico não é aberto à verdade ensinada pelo Espírito Santo. É esse tipo de homem que considera a cruz de Cristo uma insensatez sem perceber que o insensato é ele mesmo.

Em contraposição ao homem psíquico, Paulo fala que o homem espiritual é aquele que está sintonizado com o pensamento de Cristo e julga todas as coisas do ponto de vista sobrenatural. Ele é aquele que recebeu de Deus uma faculdade cognoscitiva adequada para conhecer o que vem de Deus. Ele consegue conhecer e apreciar os mistérios da fé porque sua inteligência foi elevada pela graça e pelo Espírito de Deus. Com efeito, o Espírito dá ao homem espiritual a capacidade de julgar todas as realidades à luz do planto divino da salvação. O homem espiritual é aquele que acolhe a cruz de Cristo como sabedoria e poder de Deus. Podemos dizer, portanto, que o homem espiritual é aquele que, uma vez que “o Espírito esquadrinha tudo, mesmo as profundezas de Deus”, e inserido na própria inacessibilidade e mistério de Deus.

Peçamos sempre o Espirito Santo. Que Ele habite em nosso coração; e que nós habitemos nele.

 

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

 

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Siga nossas Redes Sociais:

CONTATO

Av. Dr. Eugênio Salerno, 100
Vila Santa Terezinha, Sorocaba – SP
CEP: 18035-430
Telefone: (15) 3221-6880