Comentário ao Evangelho – Terça-feira 29/12/2020

5º Dia da oitava do Natal

Lc 2, 22-35

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

Hoje contemplamos o encontro do velho Simeão com o menino Jesus. Esse encontro provoca a alegria de quem vê se cumprir um desejo antigo, de quem alcança o objetivo e o fim estabelecido não somente para si mas para todo o povo da Aliança. Finalmente, Simeão e o Povo de Deus contempla a realização de uma promessa longamente preparada. Simeão tem nos seus braços o Messias, aquele que traz a paz, a salvação, a luz e a glória.

Uma palavra que serve de inspiração para nossa vida é esta: “movido pelo Espírito Santo, ele veio ao Templo”. Simeão era um homem dócil ao Espírito Santo e por isso pode ter a alegria de encontrar o Messias.

Movido” exprime um comportamento habitual de Simeão; não se trata de uma atitude isolada. Ele era um homem “justo e temente a Deus”, caminhava sempre segundo a vontade de Deus. Ser dócil ao Espírito Santo significa obedecer não somente os mandamentos e as prescrições, mas estar sempre atento à inspiração do Espírito e de fazer sempre o que agrada a Deus. Se quisermos encontrar Jesus é preciso fazer como Simeão: não fazer somente as obrigações, mas sobretudo ouvir e obedecer a voz de Deus.

Simeão movido pelo Espírito foi ao Templo. Sua obediência é real e concreta. Ir ao templo porque o Espírito lhe revelou que aquele era o momento certo para encontrar o Messias. Se ele não tivesse prontamente obedecido teria perdido a oportunidade do encontro. Talvez, para ir ao templo, Simeão teria tido a necessidade de mudar os seus planos, de adiar algo importante a fazer.

Além disso, “movido pelo Espírito”, Simeão pode reconhecer entre a multidão um casal pobre e humilde, Maria e José, que levava um menino para ser apresentado no templo. Porque era movido pelo Espírito e não por preconceitos, ele pôde reconhecer naqueles pais tão simples o pai e a mãe do Messias prometido. Ele reconheceu na humildade da aparência o Cristo Salvador e pôde se alegrar e ver que sua vida tinha valido a pena.

Sejamos também nós “movidos pelo Espírito”!

 

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

 

Compartilhe: