Comentário ao Evangelho – Terça-feira 27/04/2021

Terça-feira da 4ª Semana da Páscoa

Jo 10, 22-30

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

Vós não acreditais porque não sois das minhas ovelhas”. Para nós a frase correta não seria essa, mas uma outra: “Vós não sois das minhas ovelhas porque não acreditais”. Quem crê pertence ao rebanho de Cristo; para pertencer ao rebanho de Cristo é necessário crer. Jesus, no entanto, inverte causa e efeito: “Vós não acreditais porque não sois minhas ovelhas”.

Mais uma vez reencontramos a relação com Deus Pai como condição para adesão a Cristo. É necessário que o Pai atraia a pessoa para que ela possa crer. É necessário que o Pai dê tal pessoa ao Filho para que possa crer. “Vós não acreditais porque não sois minhas ovelhas” significa: “meu Pai não vos deu a mim e por isso não acreditais”.

Quando Jesus se apresenta a uma pessoa preparada pelo Pai, ela o reconhece. É aquilo que podemos chamar de “amor à primeira vista”. No encontro com Jesus acontece um tipo de mútuo reconhecimento: o Mestre reconhece a sua ovelha, e esta reconhece o seu pastor.

Há ainda no mundo tantas ovelhas que ainda não pertencem ao rebanho de Cristo. Diante desta constatação e daquilo que o evangelho aponto duas atitudes.

A primeira é a da confiança e humildade. Há muitas pessoas preparadas pelo Pai, que o Pai deu ao Filho, mas que ainda não estão no rebanho porque só lhes falta o anúncio. Uma vez que se dê o anúncio, será amor à primeira vista. Apesar de todas as diferenças, obstáculos, dificuldades, resistências internas e externas, próprias e alheias o fruto do trabalho apostólico será abundante porque é o Pai que atrai. Diante de nós não se apresenta qualquer tipo de preparação ao evangelho: foi o próprio Pai que atraiu, preparou as pessoas. Por isso a confiança de saber que estamos diante da colheita preparada pelo Pai, e a humildade de reconhecer e respeitar aquilo que foi preparado.

A segunda atitude é da responsabilidade. Para que se dê o encontro vivo com Cristo é preciso que os evangelizadores dêem testemunho. É uma responsabilidade para os que pertencem ao rebanho de Cristo fazer ressoar a voz do Senhor.

 

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

 

Compartilhe: