Comentário ao Evangelho – Terça-feira 20/09/2022

Terça-feira da 25a semana TC

Pr 21,1-6.10-13

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

A leitura traz frases e pensamento que parecem soltos, mas eles fazem parte de um todo, de um conjunto de ensinamentos. Essas frases nos ajudam a conhecer mais profundamente a nossa vida e a nossa relação com Deus.

A primeira frase mostra que a mente e o coração devem ser como um riacho nas mãos de Deus. É Deus que os conduz, assim como o riacho é conduzido por canais e aquedutos. Se formos dóceis a Deus, nossos pensamentos e desejos resultarão em boas ações. Não podemos nos iludir, achando que somos donos de nossos pensamentos e que nosso caminho é sempre reto. O caminho é construído por nossos pensamentos e por isso devemos deixar que Deus conduza os nossos pensamentos e o nosso coração.

Quem pensa que julga que apenas as práticas devocionais e religiosas vazias são suficientes está enganado. É preciso ações condizentes com a vontade de Deus e sua palavra. “Praticar a justiça e o direito é mais agradável ao Senhor do que muitos sacrifícios”.

Por isso devemos banir do coração toda forma de orgulho e de arrogância, pois esses comportamentos são próprios do injusto. Além disso, é preciso agir com justiça, pois as riquezas adquiridas com mentiras são ilusão e caminho de morte. “Tesouros adquiridos com língua mentirosa soa ilusão passageira dos que procuram a morte”.

Fazer o bem ao pobre é o caminho do cristão. Ele sabe que não pode ser surdo ao seu clamor. Deus não é surdo ao clamor do pobre, por isso nós também não devemos nos fazer de surdos. “Quem tapa os ouvidos ao clamor do pobre, também há de clamar, mas não será ouvido”.

 

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

 

 

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Siga nossas Redes Sociais:

CONTATO

Av. Dr. Eugênio Salerno, 100
Vila Santa Terezinha, Sorocaba – SP
CEP: 18035-430
Telefone: (15) 3221-6880