Comentário ao Evangelho – Terça feira 1a Semana Advento – 29.11.2022

Terça feira 1a Semana Advento

Is 11,1-10

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

Nascerá uma haste do tronco de Jessé”. Essa haste do tronco de Jessé é o Messias que o povo espera com grande desejo. Isaías descreve as qualidades pessoais do Messias aguardado. A partir das qualidades do Messias, Isaías ainda projeto como será o futuro que será consequência da ação do Messias desejado.

O mais importante na descrição do Messias, porém, não são as suas qualidades pessoais ou os seus dons, mas a posse do Espírito. “Sobre Ele pousará o Espírito do Senhor”. O Espírito de Deus é o próprio Deus que, inspirando e movendo uma pessoa, a converte em instrumento de Deus ao serviço do povo.

Por isso a característica mais importante do Messias é que Ele possui o Espírito do Senhor, Espírito que tem como fruto qualidades humanas desenvolvidas em algo graus para o bem da comunidade. Os frutos do Espírito não são talentos egocêntricos, nem qualidades individualistas!

Na realidade o Espírito do Senhor nada mais é do que o próprio dom de Deus e, por isso, fonte de todos os dons divinos. É por isso que Isaías continua: “Espírito de sabedoria e discernimento, Espírito de conselho e fortaleza, Espírito de ciência e de temor de Deus”.

A consequência dessas qualidades do Messias é um reinado de paz e de justiça, é uma era messiânica baseada na retidão da consciência das pessoas, na harmonia total da criação inteira, descrita com imagens maravilhosas. “O lobo e o cordeiro viverão juntos e o leopardo deitar-se-á ao lado do cabrito; o bezerro e o leão comerão juntos e até mesmo uma criança poderá tangê-los. A terra estará tão repleta do saber do Senhor quanto as águas que cobrem o mar”.

Advento é espera do Senhor que vem: “Nascerá uma haste do tronco de Jessé”. Advento e preparação para o Senhor que vem: “Sobre Ele pousará o Espírito do Senhor”. Advento é tempo de purificação, por isso é preciso viver como é o Senhor que vem: “Sobre Ele pousará o Espírito do Senhor. Espírito de sabedoria e discernimento, Espírito de conselho e fortaleza, Espírito de ciência e de temor de Deus”.

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

Compartilhe: