Comentário ao Evangelho – Terça-feira 18/05/2021

Terça-feira da 7ª Semana da Páscoa

Jo 17, 1-11

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

A liturgia nos propõe o início da oração sacerdotal de Jesus. Ele fez essa oração antes de sofrer a paixão e a morte. Pai, glorifica o teu filho. Pai, glorifica-me junto de ti.

Não é orgulho pedir para ser glorificado? O que isso significa? De fato, pode parecer orgulho, mas na realidade não é, porque a glorificação se dá através da paixão. Assim a glorificação que Jesus pede é a glorificação da cruz.

Devemos também levar em conta que o objetivo da vida de Jesus é a glória do Pai; e a glória do Pai não pode ser separada da sua própria glória. O Pai não pode ser glorificado, se o filho não for glorificado. Por isso, pedir para ser glorificado significa dar glória ao Pai. Assim, na paixão de Jesus, o Pai age dando ao Filho a vitória, não uma vitória humana, mas uma vitória divina, que se obtém com o sofrimento e a morte.

A glorificação do Pai e do Filho se dá particularmente no mistério de Pentecostes. O Espírito Santo foi dado à Igreja para renová-la interiormente, e essa renovação é a glória de Jesus.

A glória de Jesus, portanto, não é uma glória fechada em si mesma, mas é uma relação aberta e fecunda que transforma todas as criaturas.

Além disso, a glorificação de Jesus é também a nossa. Não nos esqueçamos que a glorificação de Jesus consiste na glorificação da humanidade assumida na encarnação.

 

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

 

Compartilhe: