Terça-feira da 5ª semana da páscoa
At 14,19-28
Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:
A leitura narra a conclusão da primeira viagem apostólica. Essa primeira grande missão abriu as portas do Evangelho aos pagãos. Por outro lado, vemos a reação hostil dos judeus ao anúncio do Evangelho. Dessa forma, os At mostram que a missão entre os pagãos não começou por iniciativa humana, mas apesar dela. Foi a rejeição dos judeus que levou Paulo e Barnabé dirigirem aos pagãos o anúncio do Evangelho. Além disso, foi a ação extraordinária do Espírito Santo que obrigou Pedro a tomar a decisão de admitir o primeiro pagão na Igreja.
Antes de regressa a Antioquia, Paulo e Barnabé volta a visitar as comunidades já evangelizadas com o propósito de as consolidar na fé: “Eles os exortavam a permanecerem firmes na fé”. “Permanecer na fé”, “permanecer graça”, “permanecer no Senhor” são três expressões que tem o mesmo significado. O cristianismo é um esforço em manter a relação iniciada com o Senhor. A vida de Cristo se torna a vida dos cristãos, e a vida dos cristãos passa a ser uma resposta de serviço ao Senhor. Por isso a vida do cristão implica também o suportar sofrimentos por causa de Cristo. Paulo é um exemplo disso. Tendo sido apedrejado, Paulo foi arrastado para fora da cidade e todos pensavam que estivesse morto.
Para consolidar a comunidade cristã, Paulo e Barnabé designam presbíteros para liderar as comunidades por eles fundadas. Como podemos ver, o que temos hoje na Igreja teve sua origem na Igreja apostólica. Os três graus da ordem (diácono, presbítero e bispo) não são uma invenção nossa, mas tem sua origem na Igreja dos Apóstolos. Assim os três graus da ordem nos conectam aos Apóstolos e estes a Cristo.
Por Dom Julio Endi Akamine SAC
Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais