Comentário ao Evangelho – Terça-feira 17/05/2022

Terça-feira da 5ª semana da páscoa

At 14,19-28

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

A leitura narra a conclusão da primeira viagem apostólica. Essa primeira grande missão abriu as portas do Evangelho aos pagãos. Por outro lado, vemos a reação hostil dos judeus ao anúncio do Evangelho. Dessa forma, os At mostram que a missão entre os pagãos não começou por iniciativa humana, mas apesar dela. Foi a rejeição dos judeus que levou Paulo e Barnabé dirigirem aos pagãos o anúncio do Evangelho. Além disso, foi a ação extraordinária do Espírito Santo que obrigou Pedro a tomar a decisão de admitir o primeiro pagão na Igreja.

Antes de regressa a Antioquia, Paulo e Barnabé volta a visitar as comunidades já evangelizadas com o propósito de as consolidar na fé: “Eles os exortavam a permanecerem firmes na fé”. “Permanecer na fé”, “permanecer graça”, “permanecer no Senhor” são três expressões que tem o mesmo significado. O cristianismo é um esforço em manter a relação iniciada com o Senhor. A vida de Cristo se torna a vida dos cristãos, e a vida dos cristãos passa a ser uma resposta de serviço ao Senhor. Por isso a vida do cristão implica também o suportar sofrimentos por causa de Cristo. Paulo é um exemplo disso. Tendo sido apedrejado, Paulo foi arrastado para fora da cidade e todos pensavam que estivesse morto.

Para consolidar a comunidade cristã, Paulo e Barnabé designam presbíteros para liderar as comunidades por eles fundadas. Como podemos ver, o que temos hoje na Igreja teve sua origem na Igreja apostólica. Os três graus da ordem (diácono, presbítero e bispo) não são uma invenção nossa, mas tem sua origem na Igreja dos Apóstolos. Assim os três graus da ordem nos conectam aos Apóstolos e estes a Cristo.

 

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

 

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Siga nossas Redes Sociais:

CONTATO

Av. Dr. Eugênio Salerno, 100
Vila Santa Terezinha, Sorocaba – SP
CEP: 18035-430
Telefone: (15) 3221-6880