Comentário ao Evangelho – Terça-feira 15/02/2022

Terça-feira da 6ª Semana TC

Tg 1,12-18

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

São Tiago nos põe em alerta contra os pensamentos que vêm de nosso coração mau que chega a suspeitar de Deus acusando: “é Deus que está me tentando”. São Tiago, porém, diz que “Deus não pode ser tentado pelo mal e tampouco tenta a ninguém”. Pelo contrário, cada um é tentado pela sua própria concupiscência que o atrai e o seduz ao mal.

Um exemplo disso, encontramos na Bíblia. Davi, em luta contra Saul, ouve os seus homens dizer: “Este é certamente o dia do qual o Senhor te falou: eu te entregarei o teu inimigo para que faças dele o que quiseres”. Se Davi tivesse um coração mau, tomado pelo desejo de vingança, certamente teria pensado: é verdade, o próprio Deus me entregou Saul em minhas mãos para que possa me vingar dele. Davi, ao contrário, respondeu aos seus soldados: “Que o Senhor me livre de fazer uma coisas dessas ao ungido do Senhor, levantando minha mão contra ele”. Davi só teve essa atitude porque seu coração era bom.

Deus é bondade, e dele vêm somente pensamentos de bondade e de generosidade, como os de Davi. É preciso sempre ter consciência disto: “todo dom precioso e toda dádiva perfeita vêm do alto”. Quando nosso coração está voltado para o alto, para Deus, recebemos dele o dom precioso e a dádiva perfeita.

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

 

Compartilhe: