Comentário ao Evangelho – Terça-feira 13/09/2022

Terça-feira 24a. semana TC

1Cor 12,12-14.27-31

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

Parece que São Paulo se contradiga. Ele tinha criticado as divisões da comunidade de Corinto e, agora, fala da diversidade de dons. Na realidade, é próprio da unidade da Igreja não só tolerar, mas inclusive necessitar das diferenças. Como o corpo é um, e, exatamente porque uno, tem necessidade de membros diversos, assim a Igreja é una e, ao mesmo tempo, congrega na sua unidade uma diversidade grande de carismas e dons. O corpo não é somente olho, nem somente mãos, tampouco unicamente cabeça.

É verdade que a diversidade cria problemas e tensões. Se os outros não agem como nós, podemos nos sentir contrariados e incomodados. Se uma pessoa é mais inteligente, pode nos causar mal-estar, pois a inveja nos faz ver a sua superioridade como uma diminuição nossa. E assim por diante. Essas, porém, são reações comuns, fruto de nossa fragilidade.

Há, no entanto, uma outra forma de reagir a tais diferenças: nos alegrar exatamente porque os outros não são como nós. A diversidade enriquece a Igreja e tudo se reverte para o nosso bem. Seria desastroso na Igreja que todos tivessem o mesmo temperamento. Pelo contrário, quem é mais vivaz, mesmo que impulsivo, anima a comunidade. Quem é mais reflexivo faz com que a comunidade caminhe com mais prudência. E a comunidade se constrói como Corpo de Cristo também graças a essas diferenças. São Paulo, de fato, tem razão ao afirmar: “vós, todos juntos, sois o corpo de Cristo e, individualmente, sois membros desse corpo”.

O que devemos fazer é cultivar a solidariedade na alegria de descobrir qualidades nos outros que nós não temos, mas que se tornam também nossas pela nossa união com o Corpo de Cristo. Santo Agostinho ensinou que as qualidades que um possui e o outro não, se tornam comuns a todos, porque, na Igreja, ninguém possui as coisas só para si, mas para todos os outros. Assim o que eu possuo, eu o possuo também para todos os fiéis da Igreja, e o que um outro tem e eu não tenho, esse outro o possui também para mim por causa de nossa união ao Corpo de Cristo.

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais