Comentário ao Evangelho – Terça-feira 11/08/2020

Terça-feira 19ª Semana TC

Mt 18, 1-5.10.12-14

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

Quem é o maior no Reino dos céus? A essa pergunta Jesus responde dizendo que é necessário que nos convertamos e nos tornemos como crianças para entrar no Reino dos céus.

O que significa se tornar como criança? Certamente não é ser infantil ou imaturo. Não é também ser fraco e medroso diante dos desafios do mundo.

O que Jesus deseja com essa afirmação é convidar os discípulos a fazer a experiência que Ele tem do Pai. Trata-se, portanto, de assumir o ser filial de Jesus. Conforme lemos no quarto evangelho: “O filho por si mesmo não pode fazer nada; a não ser o que vê o Pai fazer. O que o Pai faz, o Filho também faz”.

O Filho não tem a pretensão de ter o controle de tudo ou de realizar somente o seu projeto pessoal. O Filho Jesus tem somente a preocupação de fazer com o Pai a obra do Pai, consciente de que quem realiza a obra é principalmente o Pai. O Filho reconhece que é Deus quem tem a iniciativa e, por sua vez, o Filho tem a confiança filial de colaborar em uma obra comum, porque o Pai ama o Filho e lhe concede realizar o que Ele mesmo faz. O Filho se esforça com energia e com alegria sem pretensão e sem soberba.

Tornar-se criança para entrar no Reino significa assumir essa humildade de saber que é Deus que em tudo age e opera. Nós somos somente pobres e agradecidos colaboradores.

Peçamos essa confiança filial, fonte de coragem e serenidade frente as dificuldades desta vida. Se experimentamos que somos chamados a colaborar na obra de Deus e que é Ele que realiza a sua obra, então faremos tudo com o grande amor e com a confiança agradecida de filhos. Assim viveu Jesus, e assim Jesus nos convida a viver.

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Siga nossas Redes Sociais:

CONTATO

Av. Dr. Eugênio Salerno, 100
Vila Santa Terezinha, Sorocaba – SP
CEP: 18035-430
Telefone: (15) 3221-6880