Comentário ao Evangelho – Terça-feira 09/02/2021

Terça-feira da 5ª Semana do TC

Mc 7, 1-13

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

Jesus se opõe à tentativa e à tentação de reduzir a religião ao formalismo religioso. A religião não deve se limitar a mero legalismos mesquinho. Com efeito, cada coisa tem o seu lugar certo na escala de valores. Se uma coisa tem pouca importância, não devemos fazer escândalos por algo que não tem importância. O que não tem tanta importância deve permanecer como tal e não devemos dar-lhe mais importância do que merece.

São as coisas importantes que fazem grande uma pessoa. Assim a fidelidade ao mandamento de Deus requer que a pessoa humana seja respeitada e que não seja diminuída. Jesus insiste que o mandamento de Deus está voltado para a dignidade humana. Por isso “honrar pai e mãe” é um mandamento importante porque honra a pessoa humana: honra os pais, e honra os filhos que agem dessa maneira com os pais. As coisas sem tanta importância, como as tradições humanas, podem mudar com os tempos, mas não podem ser mais importantes dos que o mandamento de honrar pai e mãe.

É o egoísmo que procura pretextos para não ser fiel a esse mandamento, substituindo-o por prescrições meramente exteriores que além de esvaziarem o mandamento divino, estão na base auto-complacência de se julgar justo por cumprir meras tradições vazias.

Peçamos ao Senhor que nos faça fiéis aos seus mandamentos e não a meras prescrições formais.

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

Compartilhe: