Comentário ao Evangelho – Terça-feira 06/09/2022

3ªf. da 23ª semana TC

1Cor 6,1-11

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

Uma comunidade cristã deveria ser um lugar onde não houvesse injustiças, brigas e desentendimentos pessoais, pois Cristo ensinou e viveu o amor incondicional e o perdão. Ele nos ensinou a nos amar como nos amou e a perdoar setenta vezes sete. Ensinou também a dar a outra face, a deixar levar também o manto e a andar dois quilômetros. Viver o Evangelho nos leva a um mundo novo de paz, sem ódio nem violência. Infelizmente não é bem isso que acontece.

São Paulo lamenta profundamente que os fiéis de Corinto recorram aos tribunais pagãos para tentar resolver os desentendimentos que surgiam no seio da comunidade cristã. Assim à vergonha das brigas entre os fiéis se acrescenta ainda a desgraça dos processos de irmão contra irmão. Entre os cristãos havia litígios e brigas de todo tipo e, como se não bastassem, eles levavam suas questões pessoais para serem julgadas nos tribunais pagãos. Assim a roupa suja em vez de ser lavada na comunidade se tornava uma briga pública para a vergonha da própria Igreja.

Paulo mostra assim que a comunidade de Corinto está duplamente errada. Primeiro porque entre eles não deveria haver contendas. Se há brigas é porque o Evangelho não é vivido em plenitude. Segundo, porque, recorrer a tribunais pagãos só revela e torna pública a incapacidade de os coríntios dialogarem para superarem seus problemas no seio da Igreja.

Paulo aponta a ferida da comunidade e busca o remédio para curá-la. Nesse sentido, Paulo apresenta um mandamento e um conselho. O mandamento é este: que as questões sejam julgadas internamente por cristãos qualificados. “Será que, aí entre vós, não se encontra alguém sábio que possa ser juiz entre irmãos?

O conselho é renunciar aos próprios direitos pelo bem da paz, que é um trinfo da caridade sobre a pura e fria justiça: “Por que não tolerais, antes, a injustiça? Por que não tolerais antes ser prejudicados?” Esse conselho atualiza para Corinto o que Jesus ensinou no Sermão da Montanha.

 

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

 

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Siga nossas Redes Sociais:

CONTATO

Av. Dr. Eugênio Salerno, 100
Vila Santa Terezinha, Sorocaba – SP
CEP: 18035-430
Telefone: (15) 3221-6880