Comentário ao Evangelho – Terça-feira 04/10/2022

Terça-feira da 27a Semana TC

Gl 1,13-24

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

Paulo fala de sua vocação. Ele explica como o fariseu perseguidor se transformou em cristão. Seu chamado foi repentino e radical. Como o profeta Jeremias, Paulo foi escolhido por Deus antes de nascer, embora tenha sido chamado tarde. Mesmo que a vocação de Paulo tenha ocorrido tarde, é ela que dá sentido a toda a etapa anterior. Tudo o que aconteceu antes da conversão é englobado pelo chamado de Deus.

A vocação assinalou para Paulo uma mudança profunda e radical de sua vida. Tal transformação da vida foi realizada por uma revelação de Jesus Cristo. Assim é a manifestação de Cristo a Paulo que transformou a sua vida.

Paulo diz que Deus o chamou com a sua graça: “Quando, porém, aquele que me separou desde do ventre materno e me chamou por sua graça se dignou revelar-me o seu Filho, para que eu o pregasse entre os pagãos”. Essa passagem causa problemas aos tradutores, pois no original grego o texto é “Deus que me chamou por sua graça se dignou revelar em mim o seu Filho. Essa forma de se exprimir mostra que a vocação divina é um evento interior, não superficial, não exterior, mas uma atração divina que atinge a profundidade da alma.

Assim é toda vocação: uma revelação que acontece no íntimo e não um chamado exterior, mesmo que os acontecimentos externos possam contribuir.

Tenhamos o coração aberto e atento ao chamado de Deus.

 

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

 

Compartilhe: