Comentário ao Evangelho – Terça-feira 02/08/2022

Terça-feira da 18ª Semana do TC

Jr 30,1-2.12-15.18-22

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

Desde o início a vocação de Jeremias se apresentava como uma dupla finalidade: “Hoje eu te constituo sobre nações e reinos, para arrancar e para derrubar, para devastar e para destruir, para edificar e para plantar”. A primeira finalidade era negativa: “arrancar e derrubar, devastar e destruir”. Durante os primeiros anos do seu serviço profético Jeremias devia perseguir sobretudo a primeira finalidade e proclamar mensagens de destruição e de castigo. Depois da queda de Jerusalém, a segunda finalidade se torna dominante: “edificar e plantar”. O livro de Jeremias passa a se chamar “Livro da Consolação”.

De fato, a situação do povo é de grande sofrimento: “Isto diz o Senhor: Incurável é tua ferida, maligna tua chaga; não há quem conheça teu diagnóstico; uma úlcera tem remédio, mas para ti não se produz cicatrização”. Deus explica o motivo do sofrimento: “Eu te tratei com rudeza por causa das tuas inúmeras maldades e por causa do teu endurecimento no pecado”. Os sofrimentos do povo, portanto, não são definitivos, mas visam a sua purificação.

É exatamente nessa situação que Deus reanima a esperança, restabelece a confiança. Jerusalém estava no pecado e devia ser libertada do mal e não havia outro meio se não o castigo. Uma vez ocorrida a devastação da cidade, a profecia se torna positiva: “Eis que mudarei a sorte das tendas de Jacó e terei compaixão de suas moradias, a cidade ressurgirá das ruínas e fortaleza terá lugar para suas fundações; de lá sairão cânticos de louvor e sons festivos”.

A atualidade da leitura de hoje reafirma a nossa confiança em Deus. Deus é amor e Ele persegue uma finalidade de amor. Tudo o que nos acontece tem também essa finalidade. Se os acontecimentos são negativos, devemos buscar com mais empenho a nossa conversão. Quando estamos na aflição, Deus nos reergue e nos inspira uma grande esperança.

 

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

 

Compartilhe: