Comentário ao Evangelho – Solenidade da Santa Mãe de Deus – 01.01.2022

Solenidade da Santa Mãe de Deus

Lc 2,16-21

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

Maria não é somente mãe do homem Jesus: ela é verdadeiramente Mãe de Deus porque o que dela nasceu é verdadeiro Deus! Jesus é o Filho de Deus e de Maria. Isto coloca Maria em um patamar altíssimo. Ao mesmo tempo, isto coloca Maria muito próxima de nós a ponto de ela ser nossa mãe e a mãe da Igreja, pois Jesus nos aceitou como irmãos. A filiação divina de Jesus foi comunicada a nós por meio do seu nascimento de Maria!

Nós amamos Maria, porque ela nos deu Jesus, porque com Jesus recebemos tudo de Deus; recebemos o grande presente de amor do Pai: o de sermos chamados filhos de Deus e nós o somos!

Deus assumiu o que é próprio nosso (nasceu de mulher) para que nós pudéssemos receber o que é próprio de Jesus (a filiação divina). No natal, o Filho de Deus se tornou Filho do Homem para que nós nos tornássemos filhos de Deus; no natal o Filho se tornou servo, para que nós, servos, nós tornemos filhos. É admirável essa troca de presentes entre o céu e a terra. E o lugar em que ocorre essa troca de presentes é Maria! Nós amamos Maria porque nela ocorreu essa admirável permuta entre Deus e a humanidade.

No Evangelho escutamos que “Maria guardava todos estes fatos e meditava sobre eles em seu coração”. O natal foi para Maria algo que ela guardou no coração, que ela meditou longamente e ao longo da vida toda.

Imaginemos quantas vezes Maria voltou com o pensamento e o coração aos acontecimentos do Natal. Quantas vezes esses acontecimentos meditados no coração foram para Maria consolo nas horas de tristeza, força nos momentos de cansaço, esperança nos momentos de sofrimento. O natal foi para Maria uma escola de fé.

Façamos como Maria. Guardemos o evento do natal do Senhor no coração e o meditemos todos os dias, em todas as ocasiões. Seja o natal do Senhor fonte de alegria, de consolo e de esperança até o fim de nossa existência, até nosso último suspiro, até nosso último pensamento desta vida.

O que podemos, Senhor Jesus, Vos oferecer em troca?

O que podemos oferecer a Vós, Senhor Jesus Cristo na festa do natal?

Cada criatura Vos apresenta o sinal do seu reconhecimento e da sua homenagem.

Os anjos Vos oferecem em troca os seus mais belos cantos.

Os céus Vos oferecem em troca miríades de estrelas.

O deserto Vos oferece em troca o presépio.

A terra Vos oferece em troca a gruta para Vos acolher.

Os animais Vos oferecem em troca a manjedoura para ser o altar de Vosso sacrifício.

E nós? O que podemos Vos oferecer em troca?

Nós vos oferecemos uma Virgem Mãe;

nós Vos oferecemos Maria;

nós Vos oferecemos a mais bela criatura para ser a Vossa mãe;

nós Vos oferecemos Aquela que Vós, ao morrer na cruz,

nos devolvestes como nossa Mãe!

(Inspirado no Idiomelon, Liturgia Bizantina, Vésperas do Natal)

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

 

Compartilhe: