Comentário ao Evangelho – Sexta-feira da Terceira Semana da Páscoa – 28.04.2023

Sexta-feira da Terceira Semana da Páscoa

At 9,1-20

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

A leitura narra um evento de extrema importância: a conversão de São Paulo. Trata-se não somente de um acontecimento importante, mas também surpreendente e inesperado: o feroz perseguidor dos cristãos se torna missionário cristão. Aquilo que Saulo combatia se tornou repentinamente a sua vida. Essa mudança inesperada foi operada pela aparição de Cristo que lhe revela que perseguir os cristãos é igualmente persegui-lo. Caído por terra, Saulo recebe como resposta a sua pergunta: “quem és tu, Senhor?”, a declaração: “Eu sou Jesus, a quem estás perseguindo”. Foi essa aparição de Jesus a Saulo que encaminhou sua vida numa direção completamente nova. A força irresistível da aparição de Cristo levou Paulo a dedicar toda a sua vida à missão entre os pagãos.

A conversão é, antes de tudo, uma vitória de Jesus ressuscitado, capaz de “atrair tudo a si”, inclusive um grande inimigo como era Saulo.

Depois da aparição, Saulo entra em Damasco, não mais como perseguidor, mas cego e dependente de outros. Aquele que tinha recebido a autorização de levar os cristãos presos para Jerusalém, foi levado pelas mãos de outros para Damasco. Ele jejua três dias como que se preparando para a cura e a conversão total.

Em Damasco, Ananias tem também uma visão de Jesus que lhe ordena ir ao encontro de Saulo de Tarso. Ananias reage com medo: ele tinha ouvido falar de todo mal que Saulo tinha feito. Jesus, porém, lhe assegura: “Vai, porque este homem é um instrumento que escolhi para mim, a fim de levar o meu nome aos gentios e aos reis, e também aos israelitas. Eu vou lhe mostrar quanto ele deve sofrer pelo meu nome”. Paulo será profundamente transformado pela graça: de perseguidor se transformará em escolhido por vontade soberana de Deus; de pessoa autorizada para prender cristãos em Damasco, se tornará em instrumento à disposição de Deus para levar o nome de Jesus a todos; de causador dos sofrimentos dos discípulos de Cristo, será ele submetido a muitos sofrimentos por causa de Jesus.

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

Compartilhe: