Comentário ao Evangelho – Sexta-feira da 33ª Semana do TC – 18.11.2022

Sexta-feira da 33ª Semana do TC

Ap 10,8-11

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

A visão do livrinho que o anjo entrega a João nos apresenta de maneira visual o que é a evangelização. Anunciar o Evangelho consiste em oferecer à humanidade uma mensagem que vem de Deus. O Evangelho é, de fato, uma boa notícia que Deus oferece a nós, por isso, o livrinho é trazido em mãos pelo anjo: é preciso tomar o livrinho da mão do anjo. Essa é a missão dos anjos de Deus: eles são mensageiros de Deus. Com efeito, o Evangelho não é fruto de nenhuma investigação filosófica, nem fruto de uma sabedoria terrena tampouco resultado da técnica científica.

Como João toma o livrinho da mão do anjo, assim devemos receber, com alegria e gratidão, o Evangelho e o assimilar em nossa vida. É exatamente isto que significa comer o livrinho: por em prática o Evangelho em nossa vida; assimilar o Evangelho à nossa vida, da mesma maneira como o alimento é assimilado ao nosso organismo. Quando comemos, o alimento é metabolizado e se torna parte de nós mesmos: uma parte se integra a nós como tecido, células e sangue; outra parte é queimada como energia e caloria. Assim também a Palavra do Evangelho, quando é acolhida com fé, vivemos dele como vivemos do alimento; o Evangelho se torna nossa Vida.

Somos advertidos, porém, que o livrinho é doce na boa, mas amargo no estômago! De fato, o Evangelho é atraente e realmente uma boa nova, mas ele tem consequências graves para a nossa vida. De fato, o Evangelho se torna amargo pela conversão que exige de nós. O Evangelho se torna amargo, porque ele sempre implica a conversão ética, social e política. O Evangelho não é uma ética intimista, mas nos leva a viver de modo novo no âmbito das relações sociais, políticas e econômicas.

O Evangelho se torna amargo também porque ele é desejável e sumamente belo, mas nos faz responsáveis em levar a mesma boa nova aos outros. Recebemos o Evangelho como tesouro, mas não podemos guardá-lo só para nós. O Evangelho nos torna missionários! E nós sabemos que os missionários nem sempre são bem recebidos exatamente por causa das mudanças que ele exige na vida em sociedade. Esse é o sentido do que o anjo diz a João: “Deves profetizar ainda contra outros povos e nações, línguas e reis”.

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

Compartilhe: