Comentário ao Evangelho – Sexta-feira da 32ª semana do TC – 11.11.2022

Sexta-feira da 32ª semana do TC

2Jo 1,4-9

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

O Apóstolo São João nos transmite uma admirável síntese de toda a vida cristã. Nenhum aspecto da vida cristã fica de fora dessa síntese que acabamos de ouvir.

A síntese nos ajuda a ter da vida cristã uma visão global e não unilateral. Sempre somos tentados pela parcialidade e pelo unilateralismo. Por isso a síntese de São João é importante para nós: ele une todos os aspectos da vida em Cristo nessa maravilhosa síntese que ouvimos.

Ele insiste sobre o amor e recorda o mandamento do Senhor: “não que te esteja escrevendo a respeito de um novo mandamento, pois trata-se daquele que temos desde o princípio: amemo-nos uns aos outros”.

São não esquece da busca pela verdade: ele ama “na verdade”, augura a graça, a misericórdia e a paz “na verdade”. Trata-se da verdade que é Cristo vindo na carne, da Verdade feita carne para nossa salvação. A verdade não é uma teoria abstrata, mas a pessoa de Cristo. Por isso, João alerta contra “muitos sedutores, que não confessam a Jesus Cristo encarnado”.

São João é muito concreto e não se esquece da obediência: “Amar consiste no seguinte: em viver conforme os seus mandamentos”.

Todos os aspectos da vida cristã convergem na relação com o Pai e o Filho: é preciso permanecer no Filho para possuir também o Pai; permanecer na verdade para vive no amor; ser obediente aos mandamentos para viver na verdade e no amor.

Procuremos viver a síntese entre amor e verdade, entre obediência aos mandamentos e a espontaneidade do amor, entre a união com o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

Compartilhe: