Comentário ao Evangelho – Sexta-feira da 11ª semana do TC – 23.06.2023

Sexta-feira da 11ª semana do TC

2Cor 11,18.21b-30

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

São Paulo continua se defendendo dos super-apóstolos que atacam a sua autoridade. Ele faz sua defesa com paixão. Segundo as palavras de Paulo, “com insensatez”. Provocado pela insensatez alheia, Paulo fala como um insensato. “já que muitos se gloriam segundo a carne, eu também me gloriarei. O que os outros ousam dizer em vantagem própria, eu também o digo a meu respeito, embora fale como insensato.”

São Paulo então apresenta o seu curriculum vitae. Do ponto do insensato que só julga as coisas do ponto de vista terreno, o relatório que Paulo apresenta de si mesmo é muito melhor do que o dos super-apóstolos. Nessa enumeração de todos os títulos de orgulho, um fundo de ironia: “são hebreus? Eu também. São israelitas? Eu também. São da descendência de Abraão? Eu também. São servos de Cristo? Eu ainda mais do que eles. Eu muito mais do que eles: pelos trabalhos, pelas prisões, pelos açoites sem conta”.

Ainda como insensato, Paulo ainda enumera em seu favor os perigos sem conta pelos quais passou por causa do Evangelho e uma série de trabalhos e fadigas a que foi submetido para levar adiante a missão evangelizadora.

O mais belo da defesa de Paulo não é a ficha de trabalhos prestados que ele apresenta, mas o modo como ele apresenta tudo isso como “insensatez” e como “fraqueza”. De fato, do ponto de vista puramente de enumerar vantagens em relação aos outros São Paulo é muito mais insensato do que os super-apóstolos; do ponto de vista da fé, porém, todas estava vantagens são, na realidade, fraquezas suportadas por causa do amor pelo Evangelho. Nesse sentido, a insensatez se torna fraqueza: “se é preciso gloriar-se, e de minhas fraquezas que me gloriarei”.

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

Compartilhe: