Comentário ao Evangelho – Sexta-feira antes da Epifania – 06.01.2023

Sexta-feira antes da Epifania

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

João Batista anuncia a chegada de um outro com mais autoridade do que ele. A imagem da sandália tem um forte sentido de humildade. Inclui também um simbolismo nupcial. Desamarrar as sandálias remete à lei do levirato. Usando essa imagem, João Batista reconhece humildemente que ele não é o Esposo, mas é Jesus.

O que vem é aquele que traz o batismo autêntico: não é batismo de água que purifica, mas batismo no Espírito que consagra e vivifica.; não água de rio, mas do vento que desce do céu e transforma o deserto em jardim.

De fato, veio Jesus de Nazaré da Galileia e recebeu o batismo de João. Jesus, porém, recebeu o batismo mudando o sentido do batismo de penitência. O seu submergir e o seu subir das águas aponta para o descer e o subir de sua morte e ressurreição. João vê o “céu se abrindo, e o Espírito, como pomba, descer sobre ele”. A voz que vem do céu, faz João cair na conta de que Jesus é mais do que rei, mais do que o Servo de Deus. Ele é o filho querido. Assim o testemunho do Pai é pronunciado desde o início e irá iluminar tudo o que será narrado pelo Evangelho de Marcos. De fato, o evangelho irá se concluir com a confissão de fé do centurião: “de fato, este homem é o Filho de Deus”.

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

Compartilhe: