Comentário ao Evangelho – Sexta-feira 27/05/2022

Sexta-feira da 6ª Semana da Páscoa

At 18,9-18

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

Em Corinto, Paulo recebe de Deus a garantia de que será protegido e nada de mal lhe acontecerá. Também por revelação divina, Paulo fica sabendo que, naquela cidade, havia uma multidão que pertencia a Deus. Assim ele passa um ano e meio ensinando e pregando a Palavra de Deus.

A visão na qual Deus encoraja, dá a Paulo forças para não desistir da missão, mesmo que tenha muitos desafios como vemos na leitura que hoje foi feita. Com efeito, em dado momento, os judeus de Corinto se insurgem contra Paulo para o levar diante do porcônsul da Acaia, Galião. Paulo é acusado de muitas mentiras: “Este homem induz o povo a adorar a Deus de modo contrário à Lei”. Recordando a visão que teve, Paulo enfrentou com coragem mais esse sofrimento e perseguição.

Quando temos a certeza da proteção de Deus, os medos se dissipam e nós seguimos adiante. Quais são os medos que nos enfraquecem na missão evangelizadora? Certa dose de medo é necessária para que tenhamos noção dos riscos da evangelização, mas quando o medo nos impede de agir, é sinal de que precisamos crescer na fé.

Paulo demonstra que era animado por verdadeira fé em sua missão apostólica. Ao ser levado ao tribunal, certamente ele viu Deus vindo em seu auxílio na atitude do procônsul Galião, que não o condenou e mostrou aos perseguidores que as acusações deles não tinham consistência.

Paulo pôde continuar a sua missão, mesmo que tivesse que enfrentar muitas dificuldades e oposições. Ele permaneceu ainda um tempo em Corinto, mesmo tendo sido vítima de falsas acusações. Só partiu de Corinto depois de concluir o seu trabalho de evangelização.

Peçamos ao Senhor que nos confirme na fé para sermos corajosos anunciadores do Reino.

 

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

 

 

Compartilhe: