Sexta-feira da Terceira Semana da Páscoa
Jo 6, 52-59
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Chama a atenção de todos o realismo das palavras de Jesus. Para os judeus era uma coisa escandalosa ouvir a afirmação segundo a qual deveriam comer a carne de Jesus. Também a nós estas palavras soam de modo muito duro: “como pode ele dar-nos a sua carne para comer?”
Carne e sangue equivalem à totalidade do ser humano (Mt 16, 7; 1Cor 15,50). A articulação em dois elementos constituintes permite o simbolismo do comer e do beber. No AT “comer a carne” significava hostilidade destrutiva (Is 9,19; Sl 27,2), canibalismo desesperado (Jr 19,9); ser comida a carne e bebido o sangue é o final macabro das hostes de Gog (Ez 39,17). Não é de estranhar que o ensinamento de Jesus tenha escandalizado aqueles que caem no equívoco de entender materialmente as palavras.
Jesus poderia ter atenuado a dureza das palavras. Na primeira parte do seu discurso ele tinha falado principalmente da fé: o pão da vida é o pão da fé, fé necessária para ser atraído pelo Pai. Poderia ter explicado que não se tratava de comer a sua carne, mas de aderir a Ele na fé.
Porém em vez de abrandar suas palavras Jesus escolheu insistir no seu realismo: “Se não comeis a carne do Filho do Homem e não bebeis do seu sangue não tereis a vida em vós”. Com estas palavras Jesus nos revela a importância do sacramento em nossa vida.
Jesus não nos deixou somente a fé; deixou-nos também o seu corpo e sangue e toda uma estrutura que forma seu corpo, que é a Igreja. Isto significa que nós temos de ir até Ele como se vai a alguém que é externo a nós, não somente como alguém que vive no íntimo de nós mesmos. Há sempre, na vida espiritual, a tentação de crer que tudo aconteça no íntimo da alma e que as coisas exteriores não tenham importância. Pelo contrário, Jesus insiste tanto na adesão interna quanto na adesão externa a Ele. A fé tem uma expressão externa. Comer a carne e beber o sangue do Filho do homem é algo que vai contra a mentalidade secularista que deseja fazer desaparecer todo sinal de realidade sagrada.
Na eucaristia Jesus se entrega como alimento da vida participada do Pai e que ele comunica aos fiéis. Porém, “comer e beber” não são atos puramente mentais, mas a eucaristia é “verdadeira comida e bebida”. Este é o realismo sensível do sacramento.
A Eucaristia não é um puro rito externo, mas é uma realidade que recebemos do exterior e se torna em nós alimento de vida interior.
Por Dom Julio Endi Akamine SAC
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