Comentário ao Evangelho – Sexta-Feira 19/06/2020

Solenidade do Sagrado Coração de Jesus

Mt 11, 25-30

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

Jesus convida a todos que estão “cansados e carregados de fardos” (Mt 11,28). Nessa categoria cabe absolutamente todo ser humano, mesmo aquele que não se dê conta do seu cansaço ou da sua sobrecarga.

Qual é a causa de nosso cansaço? O nosso afastamento de Deus. Longe de Deus, a vida não é cansativa e exílio; longe de Deus estamos todos, como se canta no Salve Rainha, “degredados filhos de Eva”, chorando com saudades da pátria. Deus mesmo é a nossa pátria; estar próximo dele é viver em nosso verdadeiro lar.

Jesus nos anima para fazer a viagem de volta – “Vinde a mim” (v. 28) – porque todo aquele que se aproxima dele chega à presença do Pai: “Eu estou no Pai e o Pai está em mim” (Jo 14,10).

O nosso acesso a Jesus e por meio dele ao Pai é o seu Sagrado Coração. O seu convite, “Vinde a mim”, é sua abertura de coração. Na festa de hoje, ele escancara as portas do seu coração e nos diz com grande ternura e afabilidade: “Entrai”. “Entrai por suas portas dando graças e em seus átrios com hinos de louvor” (Sl 100,4).

E o que lá encontraremos uma vez adentrados? Deixemos Jesus falar por si mesmo: “Eu vos darei descanso” (Mt 11,28). Esse “descanso” oferecido por Jesus significa muito mais do que ociosidade, é um descanso ativo, por assim dizer, é um desfrutar dos tesouros do seu coração, um degustar de sua infinita sabedoria, paz e amor.

Grandes riquezas nos aguardam dentro do coração de Jesus. João da Cruz descreve este coração como uma mina inesgotável com infinitas veias de ouro e de pedras preciosas. “Nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento” (Cl 2,3). Tais riquezas não podem ser experimentadas do lado de fora; só aquele que entra no coração de Jesus pode conhecê-las. Portanto, atendamos prontamente ao convite do Senhor: “Vinde a mim”.

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais