Comentário ao Evangelho – Sexta-feira 18/02/2022

Sexta-feira da 6ª Semana do TC

Tg 2,14-24.26

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

Que adianta alguém dizer que tem fé, quando não a põe em prática? A fé seria então capaz de salvá-lo?” A leitura de hoje é um trecho célebre, em que São Tiago parece entrar em confronto contra São Paulo, o qual afirma que a justificação se realiza somente pela fé sem as obras. Mas essa contradição é somente aparente se entenderemos bem tanto São Tiago quanto São Paulo.

São Paulo fala da fé como base da vida divina em nós, da justificação que Cristo nos conquistou, morrendo por nós, pecadores. Essa vida divina nos é comunicada no batismo. Seria uma pretensão absurda para a pessoa humana dizer que as suas obras é que conquistam a salvação. Absolutamente não! É Deus, com o seu amor, que nos salva e não as nossas obras. A salvação não é recompensa de minhas boas obras. Também as minhas boas obras só são possíveis porque na fé eu acolho a salvação que Deus realiza em Cristo para mim.

Jesus, nos evangelhos, sempre exigiu esta fé a quem o busca: “Acreditas que eu possa te fazer isso?”; “a tua fé te salvou”.

Mas não se deve parar aqui.

São Tiago, como Paulo, diz que a fé é a base, o dom gratuito. Mas essa fé deve ser operante, uma fé que transforma a vida. Paulo, por sua vez, fala também das obras de quem é dócil ao Senhor e da fé que opera na caridade. São Tiago dará como exemplo de fé que opera na caridade um exemplo magnífico ao escrever aos Coríntios: “São servos de Cristo? Como estivesse fora de mim digo: eu ainda mais. Muito mais do que eles, pelos trabalhos, pelas prisões, pelos excessivos açoites; fiz inúmeras viagens; trabalhos e fadigas, inúmeras vigílias, fome e sede, jejuns, frio e nudez” (2Cor 11,23ss). Essa é a fé que justifica, que salva, uma fé que invade todo o ser e o põe incondicionalmente a serviço de Cristo e dos irmãos pela salvação deles.

 

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

 

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Siga nossas Redes Sociais:

CONTATO

Av. Dr. Eugênio Salerno, 100
Vila Santa Terezinha, Sorocaba – SP
CEP: 18035-430
Telefone: (15) 3221-6880