Comentário ao Evangelho – Sexta-feira 16/07/2021

Nossa Senhora do Carmo, festa

Mt 12, 46-50

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

A festa de hoje recorda a herança espiritual do profeta Elias, como contemplativo e valente defensor da fé no único Deus. No século XI, alguns eremitas se recolheram no Monte Carmelo para se dedicar, dia e noite, ao serviço de Jesus Cristo, tendo como modelo inspirador o profeta Elias. Eles se confiaram à proteção de Maria, vista como Mãe, patrona, irmã e modelo.

Hoje somos convidados a renovar o nosso desejo de ter Maria como nossa mãe. Ela nos foi dada por Jesus; a ela nos dirigimos como filhos amados. Maria quer nos gerar para a vida da graça, assim como ela deu à luz o Filho de Deus.

Queremos nos confiar a Maria como nossa Protetora. São grandes os perigos pelos quais passamos nesta vida. Sabemos como somos fracos e como são grandes as tentações que podem nos fazer perder a vida eterna. Tememos e trememos ante os males que ameaçam destruir nossa vida e a avalanche da maldade que pode nos soterrar. Diante de tantos perigos, podemos contar com a proteção de Maria. Ela é nossa defensora dos poderes demoníacos.

Recebemos Maria como nossa irmã. Pela sua fé, Maria aderiu ao plano de Deus e colaborou com a salvação da humanidade. Com a encarnação do Verbo, se estabeleceu entre todos nós uma nova solidariedade: tornamo-nos irmãos por causa de nossa união com Jesus. A nossa fraternidade, portanto, não é criada por iniciativa nossa, nem se sustenta pelas nossas simpatias; ela é obra de Deus que nos enviou o Filho. Maria é nossa irmã mais querida e excelsa; é a irmã que nos une a Cristo porque está mais intimamente ligada a Ele.

Por fim, nos esforçamos em seguir o exemplo de Maria na sua vida de fé e de obediência a Deus. Ela é nosso modelo, porque, como ninguém, fez a vontade do Pai dos céus. Jesus a exaltou, e Isabel a reconheceu como aquela que acreditou! Nós a temos como modelo e queremos também fazer a vontade de Deus para ter com Jesus a mesma relação de familiaridade e de intimidade de Maria.

 

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

 

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Siga nossas Redes Sociais:

CONTATO

Av. Dr. Eugênio Salerno, 100
Vila Santa Terezinha, Sorocaba – SP
CEP: 18035-430
Telefone: (15) 3221-6880