Comentário ao Evangelho – Sexta-feira 14/10/2022

Sexta-feira da 28ª Semana do TC

Ef 1,11-14

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

Nós fomos predestinados a ser, para o louvor de sua glória, os que de antemão colocaram a sua esperança em Cristo”.

É uma grande consolação a doutrina da predestinação. Muitos entendem a predestinação como fatalismo: Deus teria predestinados alguns para a salvação e outros para a perdição. Assim não Cristo não teria morrido por todos, mas somente para estes que foram predestinado à salvação.

Segundo, São Paulo não há essa dupla predestinação: uma para a salvação e outra para a perdição. Há somente uma predestinação: a de sermos, para o louvor da glória de Deus, os que colocaram sua esperança em Cristo. Em poucas palavras: só há uma predestinação, a de sermos salvos em Cristo. Nossa predestinação, porém, não tira a nossa responsabilidade pessoal, pois ninguém se salva contra a própria vontade.

Outro grande consolo, recebemos da afirmação que fomos predestinados para o louvor da glória de Deus. Glorificar a Deus não consiste somente em louvores verbais desconectados da vida cristã e sem compromisso concreto com os mandamentos de Deus. Na verdade, glorificar a Deus consiste primeiramente em levar uma vida que esteja de acordo com o Evangelho. Consiste em levar uma vida segundo a doutrina cristã e em fazer sempre o bem. Glorificar a Deus é, no fim das contas, fazer com que os outros glorifiquem a Deus vendo o comportamento exemplar dos cristãos. Glorificar a Deus é provocar o louvor a Deus nos que constatam a vida cristã como digna de Deus.

Glorifiquemos a Deus porque ele nos predestinou a por nossa esperança em Cristo. Glorifiquemos a Deus com nossos lábios e sobretudo com nosso comportamento.

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

 

Compartilhe: