São Matias, Apóstolo – Festa
Jo 15, 9-17
Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:
São Matias foi escolhido por ser amigo de Jesus, seu apóstolo e também porque a ele se refere ao que Jesus afirma no evangelho de hoje: “vós sois os meus amigos, se fizerdes o que vos mando”.
No evangelho de hoje estão presentes dois temas: o mandamento e o amor.
Pode parecer estranho insistir na fidelidade ao mandamento e, ao mesmo tempo, no amor. Com efeito, o amor é livre e espontâneo, ele se desenvolve com uma lei própria e por isso não tem necessidade de um mandamento. Pelo contrário obrigar ao amor parece contradizer o próprio amor. O mandamento em vez de fazer crescer parece frear o amor.
Mas Jesus não pensa assim. Ele sabe que, para ser verdadeiro, ao amor deve fazer a vontade do outro: “eu guardei os mandamentos de meu Pai e permaneço no seu amor”. Jesus ama o Pai aderindo continuamente à vontade do Pai. É um círculo virtuoso de progresso no amor: para que a adesão à vontade de Deus seja verdadeira é necessário que seja uma adesão ao seu amor; para que o nosso amor possa progredir de verdade, é preciso que essa adesão de amor seja uma adesão à vontade de Deus. Em outras palavras: uma vez que amamos, procuramos fazer a vontade da pessoa amada; e uma vez que buscamos fazer a vontade do amado progredimos no amor.
Agradeçamos ao Senhor que nos ordenou amar como Ele nos amou.
Por Dom Julio Endi Akamine SAC
Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais