Comentário ao Evangelho – Sexta-feira 14/05/2021

São Matias, Apóstolo – Festa

Jo 15, 9-17

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

São Matias foi escolhido por ser amigo de Jesus, seu apóstolo e também porque a ele se refere ao que Jesus afirma no evangelho de hoje: “vós sois os meus amigos, se fizerdes o que vos mando”.

No evangelho de hoje estão presentes dois temas: o mandamento e o amor.

Pode parecer estranho insistir na fidelidade ao mandamento e, ao mesmo tempo, no amor. Com efeito, o amor é livre e espontâneo, ele se desenvolve com uma lei própria e por isso não tem necessidade de um mandamento. Pelo contrário obrigar ao amor parece contradizer o próprio amor. O mandamento em vez de fazer crescer parece frear o amor.

Mas Jesus não pensa assim. Ele sabe que, para ser verdadeiro, ao amor deve fazer a vontade do outro: “eu guardei os mandamentos de meu Pai e permaneço no seu amor”. Jesus ama o Pai aderindo continuamente à vontade do Pai. É um círculo virtuoso de progresso no amor: para que a adesão à vontade de Deus seja verdadeira é necessário que seja uma adesão ao seu amor; para que o nosso amor possa progredir de verdade, é preciso que essa adesão de amor seja uma adesão à vontade de Deus. Em outras palavras: uma vez que amamos, procuramos fazer a vontade da pessoa amada; e uma vez que buscamos fazer a vontade do amado progredimos no amor.

Agradeçamos ao Senhor que nos ordenou amar como Ele nos amou.

 

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

 

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Siga nossas Redes Sociais:

CONTATO

Av. Dr. Eugênio Salerno, 100
Vila Santa Terezinha, Sorocaba – SP
CEP: 18035-430
Telefone: (15) 3221-6880