Comentário ao Evangelho – Sexta-feira 14/01/2022

Sexta-feira da 1ª Semana do TC

1Sm 8,4-7.10-22

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

Somos responsáveis pelos nossos atos. Deus nos deu o livre-arbítrio, porém, temos que arcar com as consequências de nossos atos. Isso se dá em todos os campos da nossa vida: no religioso, no político, no econômico, etc.

Na leitura de 1Sm o povo critica Samuel, dizendo que eles muito velho e que quer ser governado por um rei como os países vizinhos. O povo só vê as coisas negativas e acha que a grama do vizinho é mais verde. Samuel se entristece com tal procedimento e recorre a Deus. Deus declara que o povo não está rejeitando Samuel mas Ele próprio. Por isso ordena que Samuel faça a vontade do povo, mas que advirta que o povo terá que arcar com as consequências de sua escolha.

Samuel enxerga o que o povo não consegue ver, mas se sente impotente em mudar a decisão das pessoas. Ele percebe como será catastrófica a escolha feita, mas a sua missão é alertar o povo.

Esse episódio serve para nós de alerta. Nossas escolhas têm consequências para nós e também para as gerações futuras. Será que não está na hora de mudar nossas escolhas para que as próximas gerações possam receber um mundo melhor e mais bem cuidado? Será que não chegou a hora de ouvir o profeta Samuel que nos alerta para a gravidade de nossas escolhas atuais e a necessidade de mudá-las?

 

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

 

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Siga nossas Redes Sociais:

CONTATO

Av. Dr. Eugênio Salerno, 100
Vila Santa Terezinha, Sorocaba – SP
CEP: 18035-430
Telefone: (15) 3221-6880