Comentário ao Evangelho – Sexta-feira 13/05/2022

Sexta-feira da 4ª Semana da Páscoa

At 13,26-33

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

O Evangelho não surgiu por geração espontânea. Ele tem antecedente e foi longamente preparado. Ele está enraizado no passado do povo eleito. É o que Paulo mostra claramente em seu discurso na Sinagoga de Antioquia da Pisídia.

O Evangelho, mais exatamente Jesus Cristo, é o cumprimento de tudo o que Deus realizou na história da salvação e o cumprimento de todas as promessas divinas.

Ao falar de Jesus Cristo, Paulo adverte os ouvintes para o perigo de desprezar a graça de Deus que vem através do evento paradoxal da morte e ressurreição. Se o Evangelho for rejeitado por eles, Deus tem já preparada uma obra inesperada e surpreendente que é a missão aos pagãos.

Sem insistir na culpa, mas sem ocultá-la, Paulo sublinha o fato de que os habitantes de Jerusalém e os seus chefes foram instrumento para que se cumprissem as profecias. Com efeito, Paulo declara que “eles realizaram tudo o que a Escritura diz a respeito de Jesus” para explicar que o erro deles foi motivado pela ignorância: “eles não reconheceram a Jesus e, ao condená-lo, cumpriram as profecias que se leem todos os sábados”.

Essa menção das “profecias que se leem todos os sábados” é uma forma delicada de advertência: não basta ser descendente de Abraão, é preciso se abrir ao futuro já presente no cumprimento das Escrituras na pessoa de Jesus.

Essa advertência que Paulo faz aos judeus é atual e dirigida também a nós: o nosso pecado não tem poder de impedir a realização do plano de salvação de Deus, mas é muito melhor para nós colaborar com ele, do que nos opor a ele.

 

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

 

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Siga nossas Redes Sociais:

CONTATO

Av. Dr. Eugênio Salerno, 100
Vila Santa Terezinha, Sorocaba – SP
CEP: 18035-430
Telefone: (15) 3221-6880