Comentário ao Evangelho – Sexta-feira 11/02/2022

Sexta-feira da 5ª Semana TC

1Rs 11,29-32; 12,19

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

A leitura de hoje descreve o gesto do profeta Aías de Silo que preanuncia a divisão política do reino de Davi e Salomão. Formado por 12 tribos, o Reino de Davi e Salomão estava unido pelo culto ao Deus único e verdadeiro. Infelizmente por causa da infidelidade de Salomão essa unidade será rompida. As dez tribos do Norte seguirão Jeroboão e somente duas permanecerão fiéis a dinastia davídica. Esse cisma pode ser explicado por razões políticas e culturais, mas a Sagrada Escritura o explica por razões religiosas: a divisão é um castigo da apostasia idolátrica de Salomão.

O gesto do profeta Aías de rasgar o manto novo em doze pedaços e dar dez a Jeroboão anuncia e explica a divisão do reino em doze partes e o cisma do Povo de Deus em dois reinos: Israel e Judá. É a conclusão da leitura de hoje: “Israel rebelou-se contra a casa de Davi até o dia de hoje”.

A divisão do único Povo de Deus permanecerá daí por diante como uma ferida e a restauração da unidade será sempre um desejo, que se fará sentir principalmente no período do exílio.

A leitura de hoje pode ser expressão também de nosso desejo por uma restauração da unidade dos cristãos. Pode, portanto, estimular nosso empenho ecumênico pela unidade dos cristãos. Trata-se de uma unidade a ser alcançada não pela conversão de uns pelos outros, mas da conversão de todos a Cristo que rezou ao Pai: que todos sejam um como nós somos um.

 

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

 

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Siga nossas Redes Sociais:

CONTATO

Av. Dr. Eugênio Salerno, 100
Vila Santa Terezinha, Sorocaba – SP
CEP: 18035-430
Telefone: (15) 3221-6880