Comentário ao Evangelho – Sexta-feira 10/06/2022

6a feira da 10ª. Semana TC

1Rs 19,9a.11-16

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

A manifestação de Deus a Elias no monte Horeb nos ensina que Deus age com suavidade poderosa ao conduzir a história e a humanidade para a salvação. Com efeito, o furacão, o vento forte e impetuoso, o terremoto e o fogo são elementos que, na Bíblia, manifestam a presença de Deus. Na teofania do Horeb, Deus não estava presente nesses elementos tradicionais do furacão, do terremoto e do fogo. Elias não descobre Deus no poder que transforma e consome o mais forte e o estável. Elias, o fogoso e impetuoso profeta, descobre Deus numa brisa suave, num sussurro que mal se ouve.

Primeiro Elias teve que se afastar da cidade, atravessar o deserto, subir à solidão da montanha. Depois ele teve que descobrir a ausência de Deus nos elementos barulhentos. Por fim, sem o tumulto dos elementos do furacão, do terremoto e do fogo, Elias descobre a presença de Deus que o surpreende. Normalmente Deus não se manifesta na brisa suave: essa novidade simboliza a surpresa de Deus. Ele não pode ser previsto; não é dominado pelo nosso conhecimento; não obedece aos nossos esquemas limitados. Elias está diante do Mistério que o supera e o surpreende.

Esse contato com o mistério de Deus o impele a continua a sua missão profética. Elias estava em crise: perseguido de morte por Jezabel, Elias está no limite de sua resistência. Ele experimenta a fome, o medo, o tédio. Com o encontro com Deus em seu mistério da brisa suave, Elias pode voltar à sua missão profética. Por isso Deus lhe ordena: “Vai toma o teu caminho de volta, na direção do deserto de Damasco. Chegando lá ungirás Hazael, como rei da Síria, e a Jeú, como rei de Israel, e a Eliseu, filho de Safat, de Abel-Merula, como profeta em teu lugar”.

Na missa temos a ocasião de nos encontrar com Deus no mistério. E é esse encontro que nos fortalece para continuar a nossa missão.

 

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

 

Compartilhe: