Comentário ao Evangelho – Sexta-feira 09/09/2022

6ªf. da 23ª do TC

1Cor 9,16-19

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

Todos sabem que um atleta de alto rendimento precisa se submeter a uma disciplina de vida que o obriga a muitas renúncias voluntárias. E tudo isso para alcançar um prêmio passageiro. A vida do cristão é também parecida ao do atleta: precisa se submeter a uma disciplina de vida que implica muitas renúncias voluntárias. E tudo isso não para alcançar um prêmio passageiro, mas eterno.

De fato, na vida cristã, a caridade exige a renúncia aos próprios e indiscutíveis direitos, assim como aconteceu com Paulo e Barnabé. Eles tinham direito de serem sustentados economicamente pela comunidade, mas renunciaram a esse direito indiscutível porque não pregam o Evangelho por iniciativa pessoal, mas unicamente impelidos pela graça.

E Paulo é tão delicado na sua exposição que não apresenta o seu exemplo como uma acusação velada contra os fiéis de Corinto: “Em que consiste então o meu salário? Em pregar o evangelho, oferecendo-o de graça, sem usar os direitos que o evangelho me dá. Assim, livre em relação a todos, eu me tornei escravo de todos, a fim de ganhar o maior número possível”.

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

 

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Siga nossas Redes Sociais:

CONTATO

Av. Dr. Eugênio Salerno, 100
Vila Santa Terezinha, Sorocaba – SP
CEP: 18035-430
Telefone: (15) 3221-6880