Comentário ao Evangelho – Sexta-feira 08/07/2022

Sexta-feira 14a Semana do TC

Os 14,2-10

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

O livro do profeta está composto entre dois cumes: o cume do horror e o cume do amor divino. Com efeito, no início deste capítulo conclusivo do livro encontramos a descrição do horror que irá acontecer: “pela espada cairão, suas crianças serão despedaçadas e suas mulheres grávidas terão o ventre rasgado” (14,1). Imediatamente depois, o profeta anuncia: “hei de curar sua perversidade e me será fácil amá-los, deles se afastou a mina cólera. Serei como orvalho para Israel”.

Perante o horror da tremenda mortandade profeticamente prevista, o profeta Oséias lança o último grito de alarme para conseguir a conversão do povo ao Deus vivo e verdadeiro. “Volta, Israel, para o Senhor, teu Deus, porque estavas caído em teus pecados”.

Ao se converter a Deus, será preciso oferecer algo a Deus. Ele, porém, não quer sacrifícios nem holocaustos, mas um coração sincero. Por isso a oferta a Deus será uma oferta espiritual, uma oração: “Vós todos, encontrai palavras e voltai para o Senhor; dizei-lhe: ‘Livra-nos de todo mal e aceita este bem que oferecemos; o fruto de nossos lábios’”. Com efeito o sacrifício que agrada é afastar-se do pecado e amar a Deus.

Uma vez dado esse passo penitencial, o Senhor entrará em ação com seu amor misericordioso, indulgente e salvador. “hei de curar sua perversidade e me será fácil amá-los, deles se afastou a mina cólera. Serei como orvalho para Israel”.

A conclusão do livro do profeta Oséias é uma exortação sapiencial. É preciso assimilar os ensinamentos do profeta. Se assim acontecer, seremos abençoados. Se não fizermos isso já estamos na maldição. De fato, a Palavra do profeta é o caminho que nos leva até Deus. “Compreenda estas palavras o homem sábio, reflita sobre elas o bom entendedor! São retos os caminhos do Senhor e, por eles, andarão os justos, enquanto os maus ali tropeçam e caem.

 

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Siga nossas Redes Sociais:

CONTATO

Av. Dr. Eugênio Salerno, 100
Vila Santa Terezinha, Sorocaba – SP
CEP: 18035-430
Telefone: (15) 3221-6880