1ª Semana da Quaresma – ANO A
Mt 5,20-26
Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:
Na liturgia de hoje o tema principal é o da conversão. Estamos ainda a caminho, temos ainda tempo para a nossa conversão. Ainda não estamos diante do Juiz para sermos julgados. Ainda estamos a caminho e ainda podemos fazer um acordo com o nosso adversário.
Quem é o nosso adversário? Nosso adversário é o irmão com o qual não vamos de acordo. Por isso o evangelho de hoje nos exorta com clareza a nos reconciliar com o irmão antes que seja tarde demais.
O adversário é também, de certa forma, Deus. Deus? Por quê? Deus é nosso adversário quando estamos no pecado! Por isso, o Evangelho nos exorta também a nos reconciliar com Deus. Podemos nos reconciliar com Deus porque o que Ele mais deseja é a nossa salvação. Deus não tem alegria nenhuma com a nossa perdição. A grande tentação proveniente do espírito do mal é de que é inútil buscar a conversão porque é impossível. É o espírito do mal que quer nos fazer crer que não podemos sair de nosso pecado.
Ao contrário, a Palavra de Deus proclama que Deus deseja a nossa conversão e a nossa salvação.
A reparação do mal ou do escândalo, a compensação do prejuízo causado e a satisfação da ofensa são consequências do perdão. Ele é sempre a mais ampla manifestação da amorosa graça de Deus. Uma vez perdoado, o coração humano não se cansa de, também ele, transbordar em perdão. Por isso, podemos falar em reparação (Texto-base, CF 2020, 54).
Por Dom Julio Endi Akamine SAC
Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais