Comentário ao Evangelho – Sexta-feira 02/09/2022

6ªf. da 22ª semana do TC

1Cor 4,1-5

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

Paulo é muito claro e quer deixar claro qual é a sua identidade aos fiéis da Igreja de Corinto: “cada um nos considere como servos de Cristo e administradores dos mistérios de Deus”. Um apóstolo não é um substituto de Cristo, mas um servo seu. Ser substituto quer dizer que Cristo está ausente e longe. Ser servo implica que o Senhor está presente e operante. Essa afirmação de Paulo é muito atual: qualquer autoridade na Igreja nunca é um substituto de Cristo, é sempre um seu servidor. Cristo não está lá no céu, longe de nós, mas está presente e ativo na Igreja e os dirigentes da Igreja são meros servidores dele. Com efeito, nas cartas de Paulo é quase cansativa a repetição insistente de que Cristo ressuscitado não está ausente, mas presente e ativo na Igreja.

Em segundo lugar um apóstolo ou um evangelizador não é um inventor ou descobridor de uma nova teoria, mas é simplesmente “um administrador dos mistérios de Deus”. Por isso, o administrador deve estar sempre à escuta de Deus. Deverá ser um fiel sempre a espera da Palavra de Deus. O administrador não administra teorias próprias, mas o que recebe de Deus, sua Palavra, sua graça, seus benefícios. É exatamente isso o que Paulo deseja ensinar aos que tem cargos de direção na Igreja: “o que se exige dos administradores, é que cada um se mostre fiel”.

Paulo era criticado negativamente por alguns da comunidade de Corinto. Paulo está consciente disso, mas não se importa com o julgamento de qualquer tribunal humano. Mesmo que o tribunal da sua consciência não o acuse, Paulo se submete ao supremo tribunal divino. Ele, que luta ferrenhamente contra o culto à personalidade, está plenamente consciente de que, mesmo que sua consciência subjetiva não o acuse de mal algum, não pode dizer que não exista algum mal objetivo nele.

Quem me julga é o Senhor”. Só Deus é propriamente o juiz do modo como Paulo administra os mistérios de Deus.

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais