Comentário ao Evangelho – Sexta-feira 02/07/2021

Sexta-feira da 13ª Semana TC

Mt 9, 9-13

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

Jesus não somente perdoa os pecados; Ele transforma os pecadores. Ele fez de Mateus, um publicano, explorador e ladrão em seu discípulo e um evangelista. Não nos esqueçamos que o relato de hoje é do Evangelho segundo Mateus.

O sistema de arrecadação de impostos através de intermediários, ou seja, de publicanos a serviço dos romanos prestava-se a todo tipo de abuso. Por isso os publicanos eram odiados e considerados pecadores públicos. Jesus não só chamou o publicano Mateus a ser seu discípulo, mas aceitou os seus comparsas para uma refeição comum. Foi isso que escandalizou os fariseus.

A resposta de Jesus é desconcertante: não são os que tem saúde que precisam do médico, mas os doentes. Com essa resposta, Jesus desmascara a hipocrisia de quem se julga santo. Para receber a salvação, é preciso se reconhecer necessitado de ser salvo. A autossuficiência é o pecado do doente que esconde a ferida do médico.

A resposta de Jesus não deve levar a pensar que ele tolere o pecado: exatamente o contrário. Jesus luta contra o pecado, mas não luta contra o pecador. Em vez de excomungar os pecadores, Jesus prefere estender a eles a mão para os reintegrá-los na comunidade humana e na amizade com Deus. A conversão é, portanto, necessária para todos.

 

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

 

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Siga nossas Redes Sociais:

CONTATO

Av. Dr. Eugênio Salerno, 100
Vila Santa Terezinha, Sorocaba – SP
CEP: 18035-430
Telefone: (15) 3221-6880