Comentário ao Evangelho – Sexta-feira 01/04/2022

Sexta-feira da 4ª Semana da Quaresma

Sb 2,1.12-22

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

A leitura da Sabedoria descreve qual é a atitude dos ímpios e malvados diante da conduta dos justos. Para os ímpios tudo o que é bom é transformado em pretexto para fazer o mal e para se tornar ainda mais ímpio. Com efeito, eles dizem: “armemos ciladas ao justo, pois ele nos estorva”. Somente a presença do justo é para o malvado um incômodo que repreende a sua conduta. O justo se torna uma censura viva para o modo de pensar do malvado e por isso ele se torna insuportável para o ímpio.

Se o justo é sereno e paciente, os ímpios dizem: “vamos pô-lo à prova com ofensas e torturas para ver a sua serenidade e provar a sua paciência”. Se o justo se declara filho de Deus, os ímpios decidem: “condenemo-lo a morte vergonhosa, porque de acordo com suas palavras, virá alguém em seu socorro. Se, de fato, é filho de Deus, Deus o defenderá e o livrará das mãos de seus inimigos”.

Em vez de agir desse modo ímpio e malvado, devemos nos deixar atrair pela conduta do justo. Infelizmente muitas vezes, agimos como esses ímpios da leitura, em vez de imitar a conduta do justo procuramos a solução contrária: “armemos ciladas ao justo, pois ele nos estorva”.

Peçamos ao Senhor que nos dê a graça de sermos imitadores de Cristo e não dos malvados e ímpios. Que todas as ocasiões sejam para manifestar a luz e a bondade assim como Jesus que manifestou a luz e a bondade também nos momentos em que ele foi hostilizado e caluniado, perseguido e morto na cruz. Que tenhamos também a graça de saber suportar quando somos criticados injustamente pelos outros sem que isso seja causa de desânimo e de ódio. Que também estes momentos sejam aproveitados por nós para nos corrigir.

 

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

 

Compartilhe: