Segunda-feira da 6ª semana da Páscoa
At 16,11-15
Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:
Hoje ouvimos na leitura de At que narra a chegada de S. Paulo à Europa. Até esse momento, ele tinha pregado o Evangelho somente na Ásia, mas, depois da visão que ele teve de um macedônio que suplicava, “Vem à Macedônia e ajuda-nos”, Paulo zarpou de Trôade para Neápolis, de onde passou para Filipos, uma das principais cidades da Macedônia. A cidade de Filipos era uma cidade fundada por veteranos do exército romano.
E na Europa, as primeiras pessoas que acolhem o Evangelho de Cristo são as mulheres. Dentre as mulheres se destaca uma: Lídia. Ela era comerciante de púrpura, da cidade de Tiatira. Acreditava em Deus (ou seja, conhecia as Escrituras e era simpatizante da religião judaica) e escutava Paulo com atenção. Lídia não somente aderiu ao Evangelho, mas quis também acolher Paulo e seus companheiros em sua casa, depois de ter recebido o batismo com toda a sua família. Conforme relata os At: ela os forçou a aceitar a sua hospitalidade.
Tudo isso é motivo de alegria e também de reconhecimento do papel importante das mulheres na Evangelização. Podemos comparar o papel das mulheres de Filipos com a de Maria. O primeiro ser humano que acolheu o Senhor na terra foi Maria, uma mulher que estava cheia da graça de Deus. Na Europa, são as mulheres (e de modo particular Lídia) as primeiras pessoas que acolhem o Evangelho e que colaboram na sua difusão.
Rendamos graças a Deus pelo papel desempenhado pelas mulheres na evangelização do mundo.
Por Dom Julio Endi Akamine SAC
Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais