Comentário ao Evangelho – Segunda-feira da 3ª Semana do TC – 23.01.2023

Segunda-feira da 3ª Semana do TC

Hb 9,15.24-28

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

Cristo é o mediador da nova aliança. Ele é o meio eficaz pelo qual nós podemos alcançar o perdão dos pecados e assim ter acesso a Deus e ter comunhão verdadeira com ele. Cristo é o mediador porque ele representa a humanidade diante de Deus: Ele é o nosso pontífice; E também porque o representante de Deus para nós: Ele é o apóstolo do Pai.

Para realizar nossa comunhão com Deus, Cristo ofereceu um sacrifício definitivo, uma vez por todas. Ele não precisa repetir todos os anos o sacrifício. Seu sacrifício é tão eficaz que não precisa mais ser repetido. Ele alcançou para nós o verdadeiro perdão dos pecados.

Com efeito, quando uma coisa é repetida muitas vezes, estamos perante um sinal claro da sua insuficiência. O sacrifício de Cristo, pelo contrário, tem eficácia em si mesmo e não necessita ser completado por uma contínua repetição.

O ser humano morre uma só vez e depois da sua morte, acontece o julgamento. Também Cristo morreu uma só vez, mas a sua morte não foi uma morte qualquer, pois aconteceu para “tirar os pecados da multidão”. Além disso, a morte de Cristo é a superação do juízo de condenação. Por isso, aquilo que tornava a morte terrível e aterrorizante para nós (a perspectiva do juízo de condenação) é superado mediante a morte que Cristo ofereceu como sacrifício em nosso favor.

Também a volta de Cristo se reveste assim de esperança para nós. Ele virá não para nos condenar, mas para “salvar aqueles que o esperam”. Nesse sentido entendemos a expressão “Cristo aparecerá uma segunda vez, fora do pecado”, ou seja, sua vinda não manifestará o nosso pecado, mas para nos introduzir na salvação, desde que perseveremos na esperança.

Assim tanto a nossa morte quanto a segunda vinda de Cristo manifestarão a vontade de Deus em relação a nós: a nossa ressurreição e salvação. A vontade de Deus, realizada por Cristo em sua morte, é a vontade de nossa transformação.

Na eucaristia temos a oportunidade de aderir de todo coração à vontade de Deus. Peçamos a Senhor a graça de entrar nesse mistério que Cristo realizou em nosso favor.

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

Compartilhe: