Comentário ao Evangelho – Segunda-feira da 33ª Semana do TC – 14.11.2022

Segunda-feira da 33ª Semana do TC

Ap 1,1-4; 2,1-5a

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

Hoje o Senhor nos chama a pedir a mesma graça que o cego pedia a Jesus: a graça de ver, de ver a vontade de Deus, de ver o seu amor para decidir sempre segundo o Espírito de Deus.

Iniciamos a leitura do livro do Apocalipse de São João. “Apocalipse” significa “revelação”: receber a revelação é a mesma coisa que pedir a graça de ver as coisas como Deus as vê.

Este livro foi escrito em um tempo de tribulação e perseguição dos cristãos. Nessa época os cristãos estavam angustiados porque a vitória prometida por Cristo no Evangelho parecia se negada pelos fatos. Com o Apocalipse, S. João reanimou a fé e a confiança.

É preciso não temer, ver as coisas com clareza e profundidade da fé. No Evangelho Jesus tinha dito que nos tempos de tribulação é preciso levantar a cabeça porque a libertação estava próxima. As aparências parecem ser desfavoráveis, mas na realidade Deus age em nosso favor também através das dificuldades. É exatamente isso que S. João demonstra no Apocalipse. Em vez de ser um livro que anuncia desgraças, o Apocalipse descreve os sofrimentos apenas como parte do combate espiritual da vida cristã atual. Dessa forma, os sofrimentos preanunciam a vitória de Deus que se aproxima.

A passagem de hoje é o início do livro e a primeira das sete cartas que Deus manda escrever. Ao anjo da Igreja de Éfeso, Deus escreve que se alegra pelas boas obras realizadas pela comunidade de Éfeso. Deus conhece a conduta, o esforço e a perseverança dos cristãos de Éfeso.

Ao mesmo tempo, Deus solicita um novo impulso: “Há uma coisa que eu reprovo: abandonaste o teu primeiro amor. Lembra-te de onde caíste! Converte-te e volta à tua prática inicial”. Trata-se de um chamado a renovar a fé, o amor e o fervor de antes, a não desanimar por causa das provações e dos sofrimentos.

Escutemos o convite de Deus e peçamos que Ele nos refaça “novos”cada dia: novos na fé, no amor, na esperança até quando chegarem os novos céus e a nova terra e estaremos sempre com Ele.

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

Compartilhe: