Comentário ao Evangelho – Segunda-feira da 2ª Semana do TC – 16.01.2023

Segunda-feira da 2ª Semana do TC

Hb 5,1-10

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

Talvez não haja em todo o NT uma passagem que fale de uma forma tão emocionante sobre a plena humanidade de Cristo e da sua fraqueza. “Cristo, nos dias de sua vida terrestre, dirigiu preces e súplicas, com forte clamor e lágrimas, àquele que era capaz de salvá-lo da morte. E foi atendido, por causa de sua entrega a Deus. Mesmo sendo Filho, aprendeu o que significa a obediência a Deus por aquilo que ele sofreu”.

Jesus aprendeu a obediência na escola do sofrimento. Jesus alcançou a perfeição, não através de purificações rituais, mas através da dor e do sofrimento, entre preces e súplicas, com forte clamor e lágrimas. Apesar de ser Filho, reflexo da glória de Deus e expressão visível de Deus, Jesus percorreu o caminho do sofrimento como todos nós exceto no pecado. Ele se fez em tudo semelhante aos que Ele veio salvar.

A experiência pessoal dos sofrimentos ensinou a Jesus o que, para nós, a obediência a Deus nos custa. Jesus aprendeu por experiência humana pessoal o quanto custa obedecer a Deus, quanta dor e sacrifícios a fidelidade a Deus acarretam. É por isso que Jesus pode se compadecer realmente de nós. Aprender a obedecer foi necessário para Jesus se tornar perfeito no seu sacerdócio em nosso benefício.

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

Compartilhe: