Comentário ao Evangelho – Segunda-feira da 28a Semana TC – 16.10.2023

Segunda-feira da 28a Semana TC

Rm 1,1-7

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

Iniciamos a leitura da Epístola de São Paulo aos Romanos. Sabemos, pelo próprio Paulo, que ele escreveu esta carta quando estava na cidade de Corinto, no inverno do ano 57 ou 58. Ele estava de partida para Jerusalém para levar as ofertas recolhidas para os pobres. Ao mesmo tempo em que pensa na viagem para Jerusalém, Paulo planeja ir até Roma e, depois, chegar até a Espanha.

Em Roma havia uma comunidade cristã, e Paulo desejava muito visitá-la pessoalmente. A solenidade com que Paulo inicia a epístola revela a importância que ele dava a essa Igreja de Roma.

Paulo se apresenta como “servo de Jesus Cristo, apóstolo por vocação, escolhido para o Evangelho de Deus”. Podemos e devemos dizer que também nós, como cristãos, fomos escolhidos por Deus e chamados a anunciar o Evangelho de Deus. Evidentemente não temos a pretensão de nos comparar ao grande Apóstolo dos Gentios, mas devemos sentir um santo orgulho pelo chamado que Deus fez a nós.

Paulo desenvolve o seu pensamento: no centro da vocação não está ele mesmo, mas Cristo, homem e Deus: “Jesus Cristo, nosso Senhor, descendente de Davi segundo a carne, autenticado como Filho de Deus com poder pelo Espírito de santidade que o ressuscitou dos mortos”.

Jesus Cristo é o centro de todo o pensamento que Paulo irá desenvolver nessa carta. A carta revela claramente como a fé em Cristo seja o fundamento da vida de Paulo e de seu apostolado.

Já no início da carta temos tudo o que Paulo irá expor aos Romanos: unicamente a Cristo e não a nós mesmos, devemos prestar a obediência da fé; devemos depositar nossa confiança total não em nós mesmos, em nossa forças e mérito, mas unicamente no amor de Cristo.

Muitas vezes, na missa, nós repetimos a saudação de Paulo aos romanos: “Graça e paz a vós da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo”. Alegremo-nos recebendo essa saudação e que nos revela a nossa vocação.

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

Compartilhe: