Segunda-feira da 27a Semana TC
Jn 1,1-2,1.11
Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:
1,1A palavra do Senhor veio a Jonas, filho de Amati: 2“Levanta-te! Vai a Nínive, aquela grande cidade, e denuncia suas injustiças, que chegaram à minha presença”.
Essa é a primeira surpresa da experiência de Jonas: o profeta é enviado não ao Povo de Deus, mas à capital do império agressor e expansionista! Ao menos a mensagem a ser anunciada é ameaçadora.
1,3Jonas partiu então, mas com a intenção de escapar da presença do Senhor, fugindo para Tarsis. Desceu até Jope, onde encontrou um navio que estava de partida para lá. Pagou a passagem e embarcou, para tentar escapar da presença do Senhor.
Outra surpresa: o profeta faz exatamente o contrário do que lhe tinha sido ordenado por Deus. Por quê? Qual é a razão desse comportamento estranho? Por que tentar ir para longe da presença de Deus? O motivo fica em suspenso.
Jonas dorme a sono solto no porão do navio. De tão sonolento, nem a tempestade o acorda. Mesmo que ainda não tenha sido engolido pela baleia, Jonas já está no seu ventre. Trata-se do sono da morte. É o profeta que foge de Deus, que não faz o que lhe é ordenado, que não quer falar em nome do Senhor!
Não adiantou nada Jonas fugir para longe de Deus. Não adiantou nada Jonas tentar fugir da missão de pregar aos pagãos. Ele tomou um navio para Társis na esperança de se distanciar de Sião, mas uma tempestade mudou o curso dos acontecimentos. Amedrontados, os marinheiros tiram a sorte para descobrir de quem é a culpa pelo perigo mortal. A sorte indica Jonas. Mesmo sabendo que é ele o culpado, os marinheiros não se voltam contra ele. Mesmo que Jonas tenha pedido para ser jogado no mar, os marinheiros pagãos tentaram remar para se aproximar da terra firme. Somente depois de muito tentarem eles jogam Jonas ao mar, não sem antes clamar pelo Senhor. Imediatamente o mar se acalmou e aqueles homens passaram a temer o Senhor. A fuga frustrada de Jonas acabou sendo uma missão bem-sucedida. Ironia do texto bíblico: Jonas, que não desejava pregar aos pagãos, acabou por converter os primeiros pagãos ao Deus Vivo e Verdadeiro.
Por Dom Julio Endi Akamine SAC
Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais