Comentário ao Evangelho – Segunda-feira da 14ª semana TC – 10.07.2023

Segunda-feira da 14ª semana TC

Gn 28,10-22

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

Por causa do roubo da benção paterna, Jacó precisou fugir do seu irmão Esaú. Durante a viagem, porém, Deus irá transformar a fuga de Jacó em ocasião para uma nova experiência de Deus. Durante a fuga e na aflição, abre-se repentinamente a Jacó uma experiência nova do Senhor que ele não conhecia. Assim a fuga se transforma em uma iniciação de fé.

O sonho de Jacó não é simplesmente um fenômeno da sua fantasia; é uma verdadeira teofania. Ao fechar os olhos para dormir, como que se lhe abrem os olhos da fé e Jacó vê uma escada que une o céu e a terra, com os anjos que estabelecem a comunicação entre Deus e os homens.

Esse sonho manifesta que o céu não é uma conquista do homem. A escada de Jacó é o contrário da torre de Babel, em que os homens planejaram conquista o céu com suas próprias forças. É o contrário também do roubo da bênção paterna. Para unir o céu à terra, Deus lança uma ponte em direção do homem.

Outro elemento importante do sonho de Jacó é a pedra. Ele tomou uma pedra e a usou como travesseiro. Mas nessa pedra se manifestou a presença de Deus, e Jacó, ao despertar do sono, reconheceu: “sem dúvida, Deus está neste lugar e eu não sabia”. Jacó não sabia que Deus estava presente no lugar de seu sono, mas Deus o revelou em seu sonho. Assim a pedra não era uma pedra comum, mas o lugar da presença de Deus. Assim o homem não precisa construir uma torre, uma vez que a escada já tinha sido lançada por Deus. O que Jacó precisa fazer é aceitar e crer.

Muitas vezes nós vemos somente pedras. As dificuldades, as doenças, as contrariedades da vida, as discordâncias familiares, pesam para nós apenas como pedras. Se a fé nos iluminar, no entanto, essas mesmas pedras podem se revelar como lugar da manifestação de Deus. Nós vemos as aparências, mas no profundo o amor de Deus está sempre presente e nos oferece a possibilidade de uma relação viva com Ele.

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

Compartilhe: