Segunda-feira 32ª semana TC
Tt 1,1-9
Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:
A carta a Tito é breve, mas tem uma saudação bastante longa. Nela Paulo se apresenta como “servo de Deus”. É a única vez que Paulo assim se apresenta em todas as suas cartas. Com efeito, Paulo se apresenta muitas vezes como servo de Cristo para exprimir sua dependência dele. Na carta a Tito, Paulo relaciona o seu ministério a Deus. Isso é significativo, pois assim fazendo, Paulo sublinha que seu apostolado é o cumprimento de um serviço divino em favor do povo eleito de Deus.
Outro detalhe importante da leitura de hoje é que Paulo deixou Tito em Creta com uma tarefa específica: “eu te deixei em Creta, para organizares o que ainda falta e constituíres presbíteros em cada cidade, conforme te ordenei”. Para assegurar às comunidades cristãs ordem e disciplina, Paulo constituía chefes residenciais para essas comunidades. O mesmo Paulo ordenou que Tito fizesse.
Nesse sentido Paulo explica a Tito quais as qualidades que devem ter tais presbíteros. É admirável que as qualidades apontadas são, por assim dizer, bastante humanas, sem referências a dons espirituais extraordinários. Isso é um sinal de que a Igreja se organiza para enfrentar as necessidades da vida cotidiana.
Por Dom Julio Endi Akamine SAC
Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais