Segunda-feira 30ª TC
Rm 8,12-17
Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:
Paulo fala de viver segundo a carne e segundo o espírito. Devemos entender bem a contraposição carne – espírito segundo o entendimento de Paulo e não projetar nele as nossas ideias.
Carne e espírito, para Paulo, não são as partes do ser humano; não indicam os elementos que compõem a natureza humana. Carne e espírito são dois modos opostos de viver.
Assim carne indica o ser humano que vive apoiando-se somente em si mesmo e em suas próprias forças, sem aceitar a graça de Deus. Por isso a carne conduz à morte. Rejeitando a oferta da salvação o ser humano se distancia de Deus.
Ao contrário, espírito indica o modo de viver se apoiando na graça divina que é dada por meio de Cristo. Viver segundo o espírito significa também viver segundo o que inspira o Espírito Santo.
Não recebemos um espírito de escravos, mas um espírito de filhos adotivos.
A contraposição “viver segundo a carne e viver segundo o espírito” não se refere somente à vida do indivíduo, mas também à vida comunitária e em sociedade. Quando indivíduos agem segundo a carne, a consequência é a morte. Tantos exemplos infelizmente podemos encontrar na vida social. Quando pessoas e grupos de poder desviam verbas públicas, toda a sociedade sofre com tais desvios. Os recursos desviados fazem falta nas áreas da saúde, educação, saneamento, moradia… Quem assim se comporta na vida em sociedade, vive segundo a carne.
Por outro lado, os que vivem segundo o espírito buscam o bem comum.
Vemos como a exortação de Paulo é atual e necessária para os nossos dias.
Por Dom Julio Endi Akamine SAC
Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais