Comentário ao Evangelho – Segunda-feira 2a Advento – 05.12.2022

Segunda-feira 2a Advento

Is 35,1-10

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

O retorno do povo do Exílio é cantado como uma peregrinação sagrada. A renovação e a restauração do povo atingem a totalidade da sociedade e também os corpos mutilados e a própria fraqueza da natureza deserta. Uma corrente de alegria atravessa e vivifica tudo. e a razão da alegria não é a abundância material, a elevação cultural ou a recuperação do orgulho nacional. A razão primeira da alegria é a glória do Senhor, a sua recompensa e a sua ação redentora.

Isaías descreve a transformação da natureza como reflexo da glória do Senhor no nosso mundo.

A glória do Senhor se revela também no fato de que os cegos recobram a vista e os surdos possam ouvir novamente. Deus firma os pés dos coxos e conduz os vacilantes. Ele converte o deserto em fontes e as estepes em torrentes de água, abrindo ao povo um caminho de regresso limpo e puro, onde não encontrarão nada de impuro.

O retorno será assim um caminho sagrado que conduzirá à cidade Santo. O retorno será também como um novo Êxodo do qual nascerá um Povo Novo que habitará a nova Jerusalém.

O tempo do advento deve ser para nós um caminho sagrado e um Êxodo do pecado em busca e em direção de Deus salvador.

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais